quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sagitário está chegando!







   Logo após o Carnaval (em data a ser anunciada com a editora), o segundo livro virá ao mundo... e sob o signo ígneo, impetuoso, brusco mas determinado de SAGITÁRIO.

   Por quê SAGITÁRIO, se sou canceriano? Nada a ver com Astrologia. Ou quase.

   "Viagens e Delírios" foi o impulso inicial nas alamedas da literatura, um 'dèbut' para que o sonho não ficasse apenas no reino próprio e adequado da imaginação; era o convite não só aos devaneios que me cercam até hoje como também é o lançamento dum desafio íntimo: fazer uma literatura diferente. Não no sentido da angariar ibope mas de inovar a maneira de se narrar uma história qualquer, fictícia ou não. Todos os escritores são impulsionados a escrever por influência de estilo em algum grande mestre da pena; mas incorrem numa espécie de comodismo quando navegam superficialmente nas águas de outrem. Vê-se que, mesmo tendo a novidade nos textos, a narrativa acompanha uma trilha que já fora desenhada por outro. Não mais se vê uma mudança radical na técnica de narrar por medo, segundo um amigo maranhense, de ter seu estilo tachado de confuso ou ambíguo. Quando escrevi "Viagens" sabia sagitarianamente das armadilhas por onde a ousadia me conduziria. Mas teimei, em nome daquilo que sempre acreditei na literatura em si, aquilo que determina, inclusive, o destino de idiomas nacionais ao longo de milênios, a deriva da língua. Mesmo o Português que falamos com tanto orgulho, já foi o palavreado chulo das sobras latínicas que os bárbaros adaptaram às suas tribos em épocas tenras do Ocidente Cristão. Prepotência da minha parte? Não: eu não quero ser o grande "reformador do idioma", nada disso. Acho, apenas, que um idioma tão rico e mal usado como o Português deveria ousar mais e melhor quando levamo-no para a brancura virginal duma página, ansiosa por palavras. 

      Claro, há os efeitos colaterais: levei mais de um ano e meio para dar cabo de (apenas) trezentas unidades publicadas - em parte, por falta dum contrato de marketing para escoar minha primeira edição. Vergonhoso revelar tamanho fracasso editorial, não? Mas estou feliz e realizado com cada um desses "fracassos". Pois cada um dos escolhidos com esse livro de capa azul-de-sabóia, emoldurado com o "Navio" de Salvador Dalí, sabe que tem uma obra de trabalhada e cuidadosa qualidade nas mãos. Não um fenômeno editorial, com canapés e scotches fartamente degustados e vendidos numa só noite de livraria cheia, mas um livro onde cada palavra teve o mesmo carinho e atenção dedicada por mim e pela excelente equipe da Editora Muiraquitã, com quem tive o prazer e a honra de trabalhar. Posso dizer com sinceridade e amor no peito: "São minhas, as palavrinhas gestadas e paridas neste livro; podem confiar, elas valem cada centavo que investiram, elas são a minha declaração de amor à Literatura Nacional". E quem me conhece, sabe que eu AMO, de verdade, as palavras. Nem sei como é que estou fazendo História...

        SAGITÁRIO - Contos e Crônicas, é a continuação desta cruzada a favor da melhor utilização possível do nosso idioma, com mais ousadia e suor. Vem com alguns textos já conhecidos no Recanto das Letras e Sina de Escritor, mais alguns inéditos, que vão abrir o apetite do leitor com fome de novidade no reino das letras. Como o signo que encabeça o tomo, a narrativa vem repentinamente diferenciada, porém um pouco menos rebuscado. E com uma novidade (que espero ansiosamente a colaboração da nova editora no quesito 'orçamento'): ilustrações. Inclusive de viagens feitas por alguns lugares do Brasil em que estive por amar tanto História quanto Literatura. 

      Portanto, amigos e seguidores: "SAGITÁRIO" está chegando. 

      Só posso garantir uma coisa: de mesmice ou vulgaridade ninguém será atingido. A flecha literária do Centauro tem um alvo certeiro, O PRAZER DUMA BOA LEITURA. Sempre!

11 comentários:

  1. Mesmice é uma coisa que nunca vou esperar de você. Aguardaremos a chegada de Sagitário.

    ResponderExcluir
  2. Me ponha no primeiro lugar da fila de autógrafos aí, amigão! Sucesso sempre e o meu abraço. Paz e bem

    P.S: Quando sair, envie-me um e-mail sobre os detalhes para aquisição. Se eu puder ter o prazer de ir ao lançamento , será melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Então, nas voltas que a vida dá, nos encontramos e agora, sigo-o caro amigo!
    Além de ter "viajado" com seu Viagens e Delírios, mesmo tendo que ter recorrido ao nosso amigo dicionário por "n" vezes, me deliciei com seus contos! Sua forma erudita de escrever nos faz aprender o grande valor de nosso incomparável e rico vocabulário tão pouco ou quase nada explorado! Alea jacta est, assim mesmo vc disse, não? Sua sorte está lançada e certamente, será um vitorioso em mais esta nova empreitada! Aguardarei Sagitário com o mesmo prazer que sentí ao ler sua primeira de tantas crias que virão!
    VIDA, FORÇA, SAÚDE!

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Jorge,

    Não tenho nenhuma dúvida quanto à qualidade da literatura que nos apresentará em SAGITÁRIO, pois esta já é comprovadamente inquestionável, para nós que já tivemos o prazer de desfrutar da leitura de textos seus. O seu zêlo com a nossa língua, a forma como trata as palavras com tanta intimidade, os neologismos e formas inusitadas, tornam-no especial.
    Terei imenso prazer em "degustar" seu novo "rebento" e já sabe que de tudo farei para estar presente ao lançamento.
    No mais, sabe que desejo-lhe também tanto sucesso, quanto merece.
    Meu abraço, querido amigo.

    ResponderExcluir
  5. me convide ta ? eu e minha menina iremos se e um lançamento vamos adora não esqueça de me convidar ta? bjs.

    ResponderExcluir
  6. Minhas duas partes esperam o desfrute da ótica.
    Valeu DEMAIS!
    Jacko > 29.11... fortuitamente 1977!

    Luz e talento, moçada!

    ResponderExcluir
  7. Querido amigo poeta... Tenho certeza absoluta que o que vem por ai é outra obra riquíssima, inteligente e de muita sabedoria... afinal eu li (viagens e delírios) o conteúdo faz jus ao título...realmente delirei, viajei no infinito...fiquei curiosa...então cheguei...e gostei...obrigada Jorge por tamanha delícia de desfrutar de suas palavras .a ilustração da capa ficou MIL. E AS ORLHAS TAMBÉM FORMIDÁVEL...pela poetisa Cássia Vicente.
    Gostaria de poder participar do proximo lançamento, se der é claro... parabéns e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Aonde e quando? Estarei lá "...rente e quente...",isto é, se for convidada,bj,rsssss....

    ResponderExcluir
  9. Espero ansiosamente que Sagitário possa nos dar o prazer de um lançamento especial no Café com Poesia. Obrigada por suas palavras em meu blog! Vindo de você, é ânimo renovado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não vejo a hora de estar neste zodíaco! Beijos e sucesso, meu querido!

    ResponderExcluir